O uso da tecnologia para garantia da dose correta de medicamentos em um hospital do agreste pernambucano

Autores

  • Thamiris Silva Bezerra de Sousa Farmacêutica, Especialista em Saúde da Família e Comunidade. Farmacêutica na Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3222-2532
  • Juciara Jucelia de França Especialista em Farmácia Clínica (IDE) e Saúde Pública (FAVENI), Farmacêutica Hospitalar no Hospital Unimed, Caruaru, Pernambuco, Brasil.
  • Thaís Ribeiro de Moura Especialista em Saúde Coletiva (ESPPE), Farmácia Hospitalar (FAMART) e Farmácia Clínica (UniAmérica), Farmacêutica Clínica no Hospital Unimed, Caruaru, Pernambuco, Brasil.
  • Hugo Leonardo de Vidal Neves Gerente de Suprimentos no Hospital Unimed, Caruaru, Pernambuco, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22563/2525-7323.2024.v9.n.2.p.16-20

Palavras-chave:

Interações medicamentosas; bases de dados eletrônicas; varfarina; Medicamentos Essenciais; Política Nacional de Medicamentos; Sistema Único de Saúde.

Resumo

Introdução: A farmácia hospitalar tem como responsabilidade contribuir no processo de cuidado à saúde, certificando a utilização correta do fármaco de acordo com sua prescrição, evitando erros associados aos medicamentos. Dessa forma, como medida para minimizar estes erros está o processo de unitarização de doses. Objetivos: Demonstrar uma das estratégias adotadas em um hospital privado, destacando o uso da tecnologia como fator colaborador aliado à diminuição de desperdícios e evasão de medicamentos líquidos, verificar os benefícios após implantação do equipamento no serviço, garantindo eficiência econômica e assistencial. Métodos: Utilizou-se para coleta de dados o relatório de consumo dos medicamentos líquidos orais, emitido através do Sistema Soul MV entre os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, do Hospital Unimed Caruaru-Pernambuco. Para o estudo foram selecionadas amostras piloto de quatro medicamentos para análise e comparação de medicamentos prescritos x atendidos. O processamento dos dados foi feito por meio de gráficos. Resultados: Com o uso da máquina unitarizadora de líquidos MK5 ocorreu uma redução significativa de 5,57% no consumo total de frascos, menor divergência no estoque e maior rastreabilidade do produto. Conclusão: Conclui-se que, com a implantação do serviço, houve melhoras no aspecto assistencial e na segurança do paciente, uma vez que contribuiu para a precisão das doses dispensadas e administradas, com isso o contingenciamento de gastos se deu de forma mais equilibrada.

 

Publicado

2024-04-05

Como Citar

Silva Bezerra de Sousa, T., Jucelia de França, J., Ribeiro de Moura, T., & Leonardo de Vidal Neves, H. (2024). O uso da tecnologia para garantia da dose correta de medicamentos em um hospital do agreste pernambucano. JORNAL DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E FARMACOECONOMIA, 9(2). https://doi.org/10.22563/2525-7323.2024.v9.n.2.p.16-20

Edição

Seção

Articles