Sobre a Revista
O Jornal de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (JAFF) é uma publicação eletrônica, trimestral, de acesso livre. Tem por objetivo divulgar a produção científica e práticas inovadoras no campo da assistência farmacêutica, da avaliação de tecnologias em saúde e da Farmacoeconomia e a debater questões relevantes sobre esses temas e suas repercussões na formulação e condução de políticas públicas, na organização de serviços e na formação de trabalhadores de saúde.
É uma publicação do Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia - INAFF – organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2017 em Salvador, BA, Brasil – que tem como principal missão promover o desenvolvimento técnico-científico através de pesquisas, na realização de consultorias e de educação continuada e na realização de eventos de relevância nacional e internacional. O INAFF é o editor institucional do JAFF.
A primeira edição do JAFF foi publicada em 31 de janeiro de 2016. Desde então, o Jornal cresceu, aprimorou-se e modernizou-se, reiterando seu compromisso em estimular e difundir a produção científica nacional. Em 2022 foi lançado o Prêmio do Jornal de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (Prêmio JAFF), durante o 10° Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia. Este prêmio foi desenvolvido com o objetivo de estimular a produção científica qualificada nas áreas de assistência farmacêutica, farmacoeconomia e avaliação de tecnologia em saúde. Outro marco importante foi a indexação do JAFF no Directory of Open Access Journals (DOAJ), que ocorreu no ano de 2024. O JAFF é classificado como categoria B4 no critério Qualis/Capes.
O JAFF tem como público alvo os professores, pesquisadores e estudantes de Farmácia e de outras Ciências da Saúde, profissionais de saúde e gestores de serviços e sistemas de saúde.
O Jornal de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (JAFF) incorporou, de maneira estratégica, o uso de mídias sociais como ferramentas eficientes para a disseminação de conhecimento científico. Em 2016, foram criados perfis nas plataformas Facebook e Instagram, adotando-se uma abordagem mais direta para a captação de nosso público-alvo. Ademais, recentemente criamos um perfil no LinkedIn, com o finalidade de ampliar a divulgação das novas edições e artigos, ampliando o impacto e a visibilidade do JAFF.
Missão
Estimular e difundir a produção científica nacional e práticas inovadoras e promover o debate dos grandes temas e os principais desafios no âmbito da assistência farmacêutica, das avaliações de tecnologia em saúde, da Farmacoeconomia e sua aplicação, além de propiciar o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores, profissionais e gestores da saúde e debater sobre métodos e políticas públicas do Sistema Único de Saúde.
LINHA EDITORIAL
O JAFF publica trabalhos nos campos da Assistência Farmacêutica, da Avaliação de Tecnologias em Saúde e da Farmacoeconomia entendidos como:
- No campo da Assistência Farmacêutica, se inserem as questões que envolvem as áreas da Política de Assistência Farmacêutica, acesso a medicamentos, uso racional de medicamentos, implantação de novos serviços, monitoramento e avaliação, financiamento, gestão e protocolos clínicos. Inserem-se, também, aquelas relacionadas à Farmácia Hospitalar, à Farmácia Clinica, Atenção Farmacêutica, Farmacovigilância e Erros de Medicação.
- No campo da Avaliação de Tecnologias em Saúde, incluem-se questões relacionadas à avaliação e gestão de tecnologias, particularmente quanto a eficácia, efetividade, dados de vida de real e tecnologias emergentes.
- No campo da Farmacoeconomia, incluem-se questões relacionadas a avaliações econômicas incluindo os estudos sobre o custo das doenças, análise de custos, análise de custo-consequência, custo-efetividade, custo-utilidade, custo-benefício, custo-minimização e estudos de impacto orçamentário e de financiamento.
Política Editorial
O JAFF publica quatro números por ano e aceita trabalhos escritos em português, espanhol e inglês das seguintes espécies: artigos originais, artigos de revisão, relato de caso, comentários, protocolo de estudo, carta ao editor, comunicação breve e artigo de perspectiva.
São aceitos apenas trabalhos originais e inéditos.
Os manuscritos são submetidos à avaliação preliminar pelo Editor Científico – quanto a sua adequação à linha editorial e às normas da revista – e pelo Conselho Editorial – quanto ao mérito científico, qualidade do material e à relevância da contribuição. Em caso positivo, uma segunda avaliação é feita por especialistas no tema do trabalho, sob o regime de revisão duplo-cega por pares (double-blind peer review).
A publicação de artigos na revista se faz sem ônus para seus autores ou instituições e o acesso à revista e seus conteúdos é gratuito, por meio eletrônico.
Estrutura
A revista tem as seguintes seções: artigos originais, artigos de revisão, relato de caso, comentários, protocolo de estudo, carta ao editor, comunicação breve e artigo de perspectiva.
A seção de ‘artigos originais’ publica trabalhos originais de tema livre, desde que adequados à linha editorial do JAFF, submetidos à publicação por demanda espontânea dos autores ou por convite do Conselho Editorial, acompanhados de resumo em português e inglês.
A seção de ‘artigos de revisão’ publica trabalhos obtidos a partir de revisões narrativas, integrativas, de escopo, sistemáticas com ou sem meta-análise, desde que adequados à linha editorial do JAFF.
A seção publica ‘estudo de caso, relato de caso ou outra descrição de um caso’, contanto que o conteúdo esteja adequado à linha editorial do JAFF.
A seção “comentários” publica artigos que comentam outros artigos. Este tipo de documento pode ser usado quando o editor de uma publicação convida um autor com uma opinião oposta para comentar um artigo controverso e então publica os dois artigos juntos.
A seção ”editorial” publica artigo de opinião, declaração política ou comentário geral escrito por membro da equipe editorial (com autoria e título próprio diferente do título da seção).
A seção publica artigos de “protocolos de estudo”, que devem fornecer uma descrição detalhada da hipótese, justificativa, metodologia e resultados esperados a ser desenvolvido.
A seção de “cartas ao editor” publica, a critério do Editor Científico, cartas que tratem de crítica ou contribuição relevante a um trabalho publicado na revista ou de assunto de grande relevância para o momento.
A seção “comunicações breves” publica relatos de resultados preliminares de pesquisa, ou ainda resultados de estudos originais que possam ser apresentadas de forma sucinta.
A seção de “perspectiva” publica artigos de opinião e se destina ao estudo e debate de temas atuais no âmbito da Assistência Farmacêutica, Avaliação de Tecnologias em Saúde e Farmacoeconomia.
Para conhecer as características de cada espécie de matéria e as normas para apresentação, acesse a aba "diretrizes para submissão".
CORPO EDITORIAL
Responsável, em cooperação com o Conselho Editorial, pela política editorial da revista; por suas relações institucionais e pela comunicação com o editor institucional, parceiros, colaboradores e financiadores.
Editor chefe
Responsável, em cooperação com o Conselho Editorial, pela política editorial da revista; por suas relações institucionais e pela comunicação com o editor institucional, parceiros, colaboradores e financiadores.
Editor científico
Responsável pelo gerenciamento da revista; pela coordenação da equipe editorial no que diz respeito à normalização, tradução, revisão e projeto gráfico; e pela comunicação do Corpo Editorial da revista com autores, Conselho Editorial e avaliadores.
É competência do Editor Científico a avaliação preliminar dos materiais submetidos a publicação quanto a sua adequação à linha editorial e às normas da revista, deliberando quanto a sua admissibilidade para iniciar o processo de seleção e edição.
CONSELHO EDITORIAL
O Conselho Editorial é responsável pela política editorial e pela qualidade científica da revista.
Manifesta-se sobre a aceitação ou não de materiais submetidos a publicação por demanda espontânea, segundo critérios de mérito científico e relevância da contribuição para o desenvolvimento da assistência farmacêutica, da avaliação de tecnologias em saúde e/ou da Farmacoeconomia, deliberando quanto a sua admissibilidade para iniciar o processo de avaliação duplo cego por pares.
Delibera, em cooperação com o Editor Científico, sobre a publicação de matérias e números especiais; o convite a autores para a produção desses materiais; e o convite a especialistas para atuarem como avaliadores-pareceristas.
AVALIADORES
O corpo de avaliadores é composto por especialistas em Farmácia, Avaliação de Tecnologias em Saúde, Farmacoeconomia, Saúde Pública, Saúde Coletiva e outras áreas de conhecimento afins com o escopo da revista, com notória atuação acadêmica, científica ou profissional, interessados em contribuir com a revista.
Especialistas não participantes desse grupo poderão, eventualmente, ser convidados em razão de seu conhecimento ou experiência em alguma matéria específica objeto de trabalho submetido à publicação na revista.
O avaliador deverá opinar sobre se o material preenche ou não os critérios de possuir mérito científico e contribuir para o estudo e/ou o aprimoramento da assistência farmacêutica, da avaliação de tecnologias de saúde ou da Farmacoeconomia. Em havendo, a seu critério, necessidade de promover alterações ou aprimoramentos no material antes da publicação, as modificações sugeridas deverão ser explicitadas.
Adotar-se-á o sistema de avaliação duplo cega por pares (double-blind peer review) por avaliadores escolhidos entre profissionais de instituições diferentes da que se vinculam os autores.