Resumo
Introdução
O Programa Farmácia Cuidar + foi implementado em 90% dos municípios do Rio Grande do Sul no ano de 2021, com o objetivo de ampliar, promover e qualificar os serviços farmacêuticos prestados nas Farmácias de Medicamentos Especiais (FME). O objetivo deste trabalho é descrever os resultados da fase inicial do eixo do cuidado farmacêutico do Programa Farmácia Cuidar+.
Métodos
Foi elaborada uma matriz de indicadores de avaliação de serviços clínicos farmacêuticos relacionados ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) e ao componente especial do estado que compõem os medicamentos da FME. A matriz foi validada por especialistas e os indicadores receberam um valor. A matriz foi aplicada por correio eletrônico na fase inicial do programa. A mesma matriz também será aplicada na fase intermediária e avançada do programa. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética parecer número 5.235.955.
Resultados
A matriz final foi composta por oito dimensões e 22 indicadores que compõem uma nota de zero a cem e estão assim distribuídos nas dimensões: efetividade do tratamento de Asma (n=1), DPOC (n=1), Adesão (n=1), Atividades clínicas do farmacêutico(n=11), Consultório (n=1), Segurança (n=3), Educação em saúde (n=2) e Educação continuada (n=2). A nota média dos municípios que responderam o formulário (n=351) foi de 18,89 pontos, variando de 0,00 a 73,53 pontos. Efetividade do controle da Asma e da DPOC, Avaliação e monitoramento dos exames, Conciliação Medicamentosa, Avaliação de interação e Registro dos Efeitos Adversos foram os indicadores que menos pontuaram.
Discussão e conclusões
O instrumento proposto apresentou viabilidade de aplicação e os indicadores propostos foram capazes de identificar fragilidades relacionadas ao cuidado farmacêutico na dispensação de medicamentos para o controle de doenças crônicas que fazem parte do CEAF. O perfil longitudinal do estudo permitirá avaliar e acompanhar as melhorias nos serviços clínicos das Farmácias de Medicamentos Especiais e identificar quais fatores contribuem para a segurança do paciente, o uso adequado de medicamentos e o controle de doenças crônicas. O Programa Farmácia Cuidar+ é inovador ao alocar subsídios financeiros para ampliar os serviços clínicos farmacêuticos no Sistema Único de Saúde e por isso os indicadores para a avaliação de sua implantação são importantes como ferramentas de fortalecimento de políticas baseadas em evidências.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Karin Hepp Schwambach, Ana Paula Rigo, Luizi dos Santos Mota, Juliana Bergmann, Fernanda Fávero Alberti, Vanessa Klimkowski Argoud, Carine Raquel Blatt, Agnes Nogueira Gossenheimer
