Avaliação da incorporação de anticorpos monoclonais para o tratamento oncológico no Sistema Único de Saúde
PDF - PORTUGUÊS

Palavras-chave

Acesso à Tecnologia em Saúde; Antineoplásicos; Anticorpos Monoclonais; Farmacoeconomia; Saúde Pública.

Como Citar

Nepomuceno, A. F., Filho, A., Figueiredo, M., Santos, R., & Souza, T. (2022). Avaliação da incorporação de anticorpos monoclonais para o tratamento oncológico no Sistema Único de Saúde. JORNAL DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E FARMACOECONOMIA, 5(2). https://doi.org/10.22563/2525-7323.2020.v5.n2.p.4-12

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar os anticorpos monoclonais incorporados no SUS para o tratamento oncológico. Metodologia: estudo descritivo e documental, realizado através da busca nos relatórios de avaliação de tecnologias demandadas, disponibilizados online no site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS. Resultados: No período analisado, foram incorporados dez diferentes anticorpos monoclonais para tratamentos oncológicos. Conclusão: Os custos têm representado um elevado impacto econômico para o SUS. Contudo, nota-se a importância da incorporação destes medicamentos, a fim de possibilitar o aumento das chances de cura ao paciente, somado a redução dos efeitos adversos oriundos da não especificidade da terapia convencional.

https://doi.org/10.22563/2525-7323.2020.v5.n2.p.4-12
PDF - PORTUGUÊS

Todo o conteúdo dos artigos publicados no JAFF está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao autor(es) original(ais) e a fonte, fornecer um link para a licença Creative Commons e indicar se alterações foram feitas. As imagens ou outros materiais de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, salvo indicação em contrário em uma linha de crédito para o material.