Perfil das recomendações farmacêuticas numa unidade de pacientes críticos de um hospital especializado em traumas de Fortaleza/CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22563/2525-7323.2025.v10.e00164

Palavras-chave:

Serviço de Farmácia Clínica, Farmacoterapia, Segurança do Paciente, Emergência

Resumo

Objetivos: Caracterizar o perfil dos pacientes, fármacos, tempo médio de internação, taxa média de ocupação dos leitos, problemas na farmacoterapia e recomendações farmacêuticas (RFs) realizadas numa unidade de pacientes críticos de um hospital terciário especializado em traumas do município de Fortaleza/CE. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e quantitativo do perfil das RFs realizadas numa unidade de pacientes críticos, denominada Sala Laranja, durante o período de janeiro a dezembro de 2022. Realizou-se análises estatísticas e descritivas das variáveis estudadas. Resultados: No período do estudo foram realizadas 797 RFs envolvendo 301 pacientes, média de 66,42 RFs/mês. Segundo a ATC/OMS os fármacos mais envolvidos nas RFs atuam no trato digestivo e metabolismo 24,71% (n=197), sistema nervoso 23,58% (n=188) e sangue e órgãos hematopoiéticos 15,30% (n=122). Os problemas na farmacoterapia mais presentes foram: problema de saúde não tratado 36,51% (n=291), medicamento prescrito não necessário 12,42% (n=99) e baixa comodidade terapêutica 10,29% (n=82). Já as RFs mais prevalentes foram: inclusão de medicamento 28,60% (n=228), suspensão de medicamento 13,55% (n=108) e ajuste de dose 13,17% (n=105). Observou-se aceitação de 82,70% (n=659). Considerações Finais: Essa taxa de aceitação, mesmo no primeiro ano da fixação de um farmacêutico clínico na unidade, destaca a relevância da presença desse profissional no cenário da urgência e emergência, ao proporcionar aos pacientes um cuidado mais seguro e otimizado.

Biografia do Autor

Francisco Erikson Pereira Gomes, Escola de Saúde Pública do Ceará

Graduado em Farmácia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - Campus Dorotéias (2021). Pós-graduado pelo programa de residência multiprofissional com ênfase em Urgência e Emergência do Instituto Doutor José Frota (IJF)/Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP/CE) 2022-2024 Turma IX, atuando na Farmácia clínica, Farmacovigilância, Detecção de interações medicamentosas, Logística farmacêutica e demais atividades da Farmácia hospitalar. Pós-graduado em Farmácia clínica direcionada à prescrição farmacêutica (2023). Pós-graduado em Farmacologia clínica (2023). Fui monitor acadêmico das disciplinas: Farmacologia básica, Anatomia humana, Química geral e inorgânica e Bioquímica humana. Líder de turma de graduação em farmácia (2018). Ex-participante do projeto Educação em saúde: prevenção contra o câncer infantojuvenil. E ex-presidente acadêmico da Liga Acadêmica de Citologia Oncótica (L.A.C.O.). É ex-estagiário de Farmácia hospitalar no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA/ISGH). Atualmente: Farmacêutico - Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas).

Renan Morais e Silva, Instituto Doutor José Frota

Bacharel em Farmácia pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Farmácia Clínica pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços em Saúde (SBRAFH), em Preceptoria Multiprofissional na Área da Saúde pela Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento e em Assistência em Transplantes pelo programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC/UFC). Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É farmacêutico clínico do Instituto Dr. José Frota (IJF), atualmente está na coordenação do Serviço de Farmácia Clínica e atuando como preceptor de referência do Núcleo de Farmácia da Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência no Trauma do IJF/ESP-CE. Sócio fundador do É F#rma! Cuidado Farmacêutico.

Patrícia Bastos Luz, Instituto Doutor José Frota

Possui graduação em Farmácia (2010), mestrado (2012) e doutorado (2017) em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Liverpool - Reino Unido. Apresenta experiência na docência e pesquisa com ênfase em modelos de dor inflamatória e inflamação no trato digestório. Docente do curso de Farmácia do Centro Universitário INTA e da Faculdade Maurício de Nassau.

Larisse Mota Marques, Instituto Doutor José Frota

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2008), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2012) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2017).

Publicado

2025-03-19

Como Citar

Gomes, F. E. P., Silva, R. M. e, Luz, P. B., & Marques, L. M. (2025). Perfil das recomendações farmacêuticas numa unidade de pacientes críticos de um hospital especializado em traumas de Fortaleza/CE. JORNAL DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E FARMACOECONOMIA, 10(1). https://doi.org/10.22563/2525-7323.2025.v10.e00164

Edição

Seção

Articles