Ética e Plagiarismo

Ética e Plagiarismo

O uso de textos ou ideias de outras pessoas sem o crédito de sua fonte não é aceito. Todas as fontes utilizadas no manuscrito devem ser divulgadas. 

Para fazer uso de imagens de outras fontes é necessário obter uma permissão explícita do detentor dos direitos autorais.

O JAFF utiliza o software de plágio CopySpider® e o Similarity Check® para identificar semelhanças, que são analisadas caso a caso.

Os editores e o Conselho Editorial são responsáveis por preservar os aspectos éticos do Jornal de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia e devem resolver quaisquer conflitos de forma transparente, objetivando sempre a manutenção da credibilidade do periódico. A transparência e o controle de qualidade são aspectos do processo editorial que estão sob a responsabilidade do editor-chefe.

Condutas em casos de suspeita de infração ética

São consideradas infrações éticas: plágio, publicação duplicada, fabricação de dados, questões relacionadas à autoria (mudança, autor fantasma e etc.), conflitos de interesse não mencionados, apropriação indevida de ideias ou dados por parecerista e outras questões éticas relacionadas à pesquisa.

As recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE) https://publicationethics.org/guidance serão seguidas em caso de suspeita de infração ética.

Em casos de suspeita de má conduta ética, o Editor poderá solicitar dados do estudo primeiramente ao autor correspondente e, se necessário, com os demais autores para inspeção ou verificação. Em caso de dúvidas remanescentes, o editor poderá entrar em contato com instituições de afiliação dos autores ou de financiamento envolvidas no desenvolvimento da pesquisa. O editor poderá rejeitar um manuscrito e entrar em contato com, por exemplo, instituição(ões) do(s) autor(es) e comitê(s) de ética para informar sobre más condutas éticas identificadas. Quaisquer questões sobre a integridade dos dados levantadas durante ou após o processo de revisão por pares serão encaminhadas ao Editor.

Para arquivos já publicados em que for identificada má conduta, será publicada uma retratação, incluindo no documento o motivo da retratação devidamente referenciada, mediante comunicação do autor ou editor. Casos de erros ou falhas que não configuram má conduta serão corrigidos por meio de errata.