Uso da metodologia Lean Six Sigma na melhoria do acesso a medicamentos biológicos para tratamento da artrite reumatoide
PDF - PORTUGUÊS

Palavras-chave

Assistência Farmacêutica; melhoria da qualidade; Lean Six Sigma; acesso a medicamentos; artrite reumatoide.

Como Citar

Assunção Costa, L., de Moura Santos, P., & Ribeiro Pinto, C. (2022). Uso da metodologia Lean Six Sigma na melhoria do acesso a medicamentos biológicos para tratamento da artrite reumatoide. JORNAL DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E FARMACOECONOMIA, 5(1). https://doi.org/10.22563/2525-7323.2020.v5.n1.p.4-15

Resumo

Objetivo: propor fluxo otimizado do processo de acesso a medicamentos biológicos utilizando a metodologia Lean Six Sigma. Método: Estudo de corte transversal conduzido no Centro de Infusão, em Salvador, Bahia. Foram analisados os processos administrativos de solicitação de medicamentos biológicos para tratamento da artrite reumatoide no ano de 2016. Para análise do processo atual e proposição de um processo otimizado foi utilizado o método Lean Six Sigma seguindo a aplicação da metodologia DMAIC por meio das ferramentas Project Charter, SIPOC, PMAP, VSM e FMEA. Resultados: Foram incluídos 63 processos. O procedimento possui três etapas críticas. Os tempos médios encontrados foram de 30, 11 e 73 dias, respectivamente, sendo o tempo médio entre a solicitação do medicamento biológico pelo usuário e a dispensação foi de 84,3 dias. As etapas 1 e 3 são consideradas demoradas, especialmente a última. As principais causas para a demora estão na orientação insuficiente e inadequada do paciente, e na não entrega da documentação completa. As especificações do processo não estão sendo atendidas havendo grande variabilidade. Cerca de 54% dos dados estão fora das especificações, demonstrando a ineficiência do processo e que é necessário gerenciar as causas especiais com o intuito de visando reduzir a variabilidade e aprimorar o processo de acesso a esses medicamentos. Conclusão: O processo de acesso a medicamentos biológicos no Centro de Infusão é demorado e pode ser melhorado. Causas como o desconhecimento por parte do paciente, do endereço do local de infusão do medicamento podem ser corrigidas. A metodologia Lean Six Sigma demonstrou boa aplicabilidade para melhorar o processo de acesso a medicamentos.

https://doi.org/10.22563/2525-7323.2020.v5.n1.p.4-15
PDF - PORTUGUÊS

Todo o conteúdo dos artigos publicados no JAFF está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao autor(es) original(ais) e a fonte, fornecer um link para a licença Creative Commons e indicar se alterações foram feitas. As imagens ou outros materiais de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, salvo indicação em contrário em uma linha de crédito para o material.