Caracterização dos respondentes dos formulários de experiência e opinião das consultas públicas abertas pela Conitec entre 2015 e 2021

Autores

  • Luiza Nogueira Losco Geógrafa, Mestre em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Doutora em Demografia. Técnica do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde – DGITS / MS, Brasília, DF.
  • Adriana Prates Sacramento Cientista Social, Mestre em Ciências Sociais e doutoranda em Saúde Coletiva. Técnica do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde – DGITS/MS, Brasília, DF.
  • Andrija Oliveira Almeida Cientista Social, pedagoga e bacharel em Direito, Mestre em Saúde Coletiva, doutoranda em Ciências Sociais. Técnica do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde – DGITS / MS, Brasília, DF.
  • Clarice Moreira Portugal Psicóloga, Mestre em Comunicação e Saúde e Doutora em Saúde Coletiva. Técnica do Depar- tamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde – DGITS/ MS, Brasília, DF.
  • Melina Sampaio de Ramos Barros Assistente Social, Mestra e doutoranda em Política Social. Técnica do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde – DGITS / MS, Brasília, DF.
  • Andrea Brígida de Souza Farmacêutica, Especialista em Farmacologia Clínica e Vigilância Sanitária, Mestre em Ava- liação de Tecnologias em Saúde. Coordenadora da Coordenação de Incorporação de Tecnolo- gias do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde, do Ministério da Saúde – DGITS / MS, Brasília, DF.
  • Clementina Corah Lucas Prado Médica, Especialista em Pediatria, Homeopatia e Economia da Saúde/Farmacoeconomia, Mestre em Saúde Pública, com concentração em Gestão de Avaliação de Tecnologias em Saúde. Técnica do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde – DGITS / MS, Brasília, DF.
  • Vania Cristina Canuto Santos Economista, Especialista em Farmacoeconomia e Economia da Saúde, Mestre em Saúde Pública, com concentração em Gestão de Avaliação de Tecnologias em Saúde. Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Brasília, DF.

DOI:

https://doi.org/10.22563/2525-7323.2023.v8.n.1.p.13-22

Palavras-chave:

Avaliação de Tecnologias em Saúde, participação social, consultas públicas

Resumo

Objetivo: Caracterizar os participantes que responderam os formulários de experiência e opinião das consultas públicas sobre avaliação de tecnologias em saúde, abertas pela Conitec no período de 2015 a 2021. Métodos: Foi realizada uma análise descritiva quantitativa a partir da compilação e tabulação dos dados sociodemográficos dos participantes das consultas públicas. Resultados: Entre 2015 e 2021, foram abertas 256 consultas públicas para avaliação de medicamentos, 46 de procedimentos e 22 sobre produtos de saúde. Verificou-se que a maior parte dos participantes é composta por familiares, amigos ou cuidadores de pacientes com a doença relacionada à tecnologia em avaliação e que 70% são do sexo feminino. Com relação à idade, 48% dos participantes têm de 25 a 39 anos. A participação por cor/etnia é de 69% de pessoas brancas, 24% pardas, 5% pretas e 2% amarelas. Sobre as Regiões de residência dos participantes, 55% são do Sudeste, 18% do Sul, 17% do Nordeste, 7% Centro-Oeste e 3% do Norte. Conclusão: Observa-se que apesar da criação dos formulários de experiência e opinião, desigualdades no perfil dos participantes ainda existem. Evidenciar esses dados contribui para planejar ações futuras, alinhadas aos princípios de igualdade do SUS e que contribuam para a construção de uma participação plural, no que diz respeito à diversidade etária, racial, de sexo e regional.

Publicado

2023-04-19

Como Citar

Nogueira Losco, L., Prates Sacramento, A., Oliveira Almeida, A., Moreira Portugal, C., Sampaio de Ramos Barros, M., Brígida de Souza, A., Corah Lucas Prado, C., & Cristina Canuto Santos, V. (2023). Caracterização dos respondentes dos formulários de experiência e opinião das consultas públicas abertas pela Conitec entre 2015 e 2021. JORNAL DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E FARMACOECONOMIA, 8(1). https://doi.org/10.22563/2525-7323.2023.v8.n.1.p.13-22

Edição

Seção

Articles