Resumo
O grande volume de dados gerados em serviços farmacêuticos pode dificultar a visualização, interpretação dos resultados e tomada de decisão, sendo o dashboard uma ferramenta útil neste processo. O objetivo desta revisão foi sintetizar estudos que descreveram o uso de dashboards em serviços farmacêuticos. A pesquisa na literatura foi realizada até maio de 2024 nas bases de dados Medline (via PubMed), Lilacs Scopus e motor de busca Google Scholar (os 60 primeiros registros), utilizando as palavras-chave ou combinações dos termos em inglês e/ou português: “dashboards”, “farmacêutico”, “serviços farmacêuticos”, “farmácia”. Nove estudos foram incluídos na revisão. A maioria dos estudos foram conduzidos nos Estados Unidos da América, no contexto de farmácia hospitalar e para serviços técnico-gerenciais. Os estudos demonstraram resultados positivos do uso de dashboards para a melhoria tanto dos serviços prestados aos pacientes quanto para a atuação dos farmacêuticos, embora desafios tenham sido apontados como falta de dados, capacitação dos profissionais e resistência ao uso. Desta forma, o estudo sugere que, mesmo com barreiras para sua implementação, o uso da ferramenta deve ser estimulado para melhoria da qualidade dos serviços farmacêuticos.

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Copyright (c) 2025 Caroline Barboza Arnaudin, Tacio de Mendonça Lima