Substituição da via de administração de medicamentos: atuação do residente farmacêutico e economia de recursos
PDF - PORTUGUÊS

Como Citar

Vieira Araújo, A. P., & Oliveira de Melo, D. (2022). Substituição da via de administração de medicamentos: atuação do residente farmacêutico e economia de recursos. JORNAL DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E FARMACOECONOMIA, 3(2). https://doi.org/10.22563/2525-7323.2018.v3.n2.p.14-24

Resumo

Objetivo: Estimar a economia de recursos gerada pela atuação de residentes farmacêuticos a partir da substituição da via de administração de medicamentos em uma unidade de terapia intensiva adulto de um hospital público terciário. Materiais e métodos: A análise de prescrições foi realizada em relação à possibilidade de recomendar a substituição da via de administração, seguindo os critérios: tolerância do paciente para via oral, boa biodisponibilidade do fármaco e ausência de fatores que possam afetar a absorção gastrointestinal do medicamento. Se os critérios foram identificados, a intervenção era realizada junto à equipe médica e documentada em planilha Excel®, bem como a aceitação da intervenção, caracterizada pela alteração da prescrição. Foram considerados somente os custos diretos de aquisição dos medicamentos e produtos relacionados à sua administração. A estimativa da economia foi feita para cada paciente, com base nos custos relacionados ao consumo dos medicamentos por dia, em três períodos distintos (3, 5 e 10 dias). Resultados: Foram identificados 347 registros de intervenções farmacêuticas para substituição da via de administração de medicamentos. A aceitação geral das intervenções foi de 78,7%. A estimativa da economia de recursos variou de R$ 6.678,60 (3 dias) a R$ 22.262,00 (10 dias). Conclusão: Apesar das limitações impostas por critérios restritivos às intervenções, foi possível evidenciar a boa aceitação das intervenções e demonstrar o potencial de atuação dos residentes para a economia de recursos.

https://doi.org/10.22563/2525-7323.2018.v3.n2.p.14-24
PDF - PORTUGUÊS

Todo o conteúdo dos artigos publicados no JAFF está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao autor(es) original(ais) e a fonte, fornecer um link para a licença Creative Commons e indicar se alterações foram feitas. As imagens ou outros materiais de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, salvo indicação em contrário em uma linha de crédito para o material.