Erros de medicação em um hospital municipal do interior da Bahia. Uma análise do processo de prescrição e aprazamento
PDF - PORTUGUÊS

Palavras-chave

Prescrição médica; erro de medicação; medicamentos

Como Citar

Aguiar Moraes Pires, M., & de Moura Santos, P. (2022). Erros de medicação em um hospital municipal do interior da Bahia. Uma análise do processo de prescrição e aprazamento. JORNAL DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E FARMACOECONOMIA, 2(1). https://doi.org/10.22563/2525-7323.2016. v1.n3.p.31-37

Resumo

Na maioria dos casos, necessita-se de uma prescrição para obter o acesso a medicamentos. Para que a segurança e efetividade dos medicamentos não sejam comprometidas, a prescrição médica deve estar isenta de erros. Objetivo: Determinar a ocorrência e as características dos erros de prescrição e aprazamento em um hospital do interior da Bahia, para propor estratégias para a prescrição racional. Método: Estudo observacional, descritivo e quantitativo. Foram analisadas as prescrições médicas dos pacientes admitidos no período de 1º/08 a 30/09/2013. Resultados: Em 1,2% dos casos, não foi possível a identificação do sexo do paciente; o nome completo do paciente não apareceu em 4,3% das prescrições; em 34,2%, não constava o número do leito e nenhuma das prescrições continha o número de registro do paciente. Em 1,9% das prescrições, a data e via de administração estavam inadequadas e não traziam a identificação do prescritor. 79,8% dos medicamentos constavam com nomenclaturas inadequadas; 15,2% e 4,3% das prescrições continham, respectivamente, a concentração e a forma farmacêutica dos medicamentos impróprias; 22,6% das prescrições continham siglas e 12,1% dos aprazamentos eram inadequados. Conclusão: A ocorrência de erros de prescrição e aprazamento é elevada no hospital estudado e suas consequências são potencialmente graves. Em vista desses resultados, implantaram-se estratégias para promover a prescrição racional, visando minimizar a ocorrência de erros de medicação no contexto da prescrição.

https://doi.org/10.22563/2525-7323.2016.%20v1.n3.p.31-37
PDF - PORTUGUÊS

Todo o conteúdo dos artigos publicados no JAFF está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao autor(es) original(ais) e a fonte, fornecer um link para a licença Creative Commons e indicar se alterações foram feitas. As imagens ou outros materiais de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, salvo indicação em contrário em uma linha de crédito para o material.