Perfil de utilização de medicamentos entre crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista admitidos em centro de referência no Estado da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.22563/2525-7323.2019.v4.n2.p.18-23Palavras-chave:
Psicofármacos; Uso de medicamentos; Transtorno do espectro autista.Resumo
Objetivo: Descrever o padrão de utilização de medicamentos prescritos entre crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) admitidos em centro de referência em Salvador, Bahia. Métodos: Estudo de corte-transversal envolvendo crianças e adolescentes com diagnósticos de TEA, definido de acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (5ª edição), e admitidos no Centro de Referência Estadual para Pessoas com TEA (CRE-TEA) entre dezembro de 2017 e dezembro de 2018. Foram coletados dados demográficos, socioeconômicos e relativos ao uso de medicamentos prescritos no momento do acolhimento dos pacientes no Centro. O psicofármaco foi definido como medicamento com código N da Classificação Anatômico Terapêutico Químico da Organização Mundial da Saúde. Considerou-se polifarmácia com psicofármacos o uso dois ou mais psicofármacos. Resultados: Foram incluídos na análise 98 pacientes, sendo a maioria do sexo masculino (80,6%) e com mediana da idade igual a 8. Do total, 69,4% faziam uso de algum medicamento prescrito, sendo significantemente maior em indivíduos mais velhos. Os psicofármacos foram os medicamentos mais frequentemente utilizados (63,3%). A polifarmácia com psicofármacos foi identificada em 27,6% dos pacientes. Foram utilizados 112 medicamentos, com mediana 1 (0 – 2) medicamento por paciente, sendo a risperidona o medicamento mais frequentemente (41,1%) utilizado. Conclusão: A maioria dos pacientes com TEA admitidos em um centro de referência faziam uso de algum medicamento prescrito. Os medicamentos mais utilizados foram os psicofármacos. Faz-se necessário implementação de estratégias para promoção do uso racional de medicamentos nessa população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo dos artigos publicados no JAFF está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao autor(es) original(ais) e a fonte, fornecer um link para a licença Creative Commons e indicar se alterações foram feitas. As imagens ou outros materiais de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, salvo indicação em contrário em uma linha de crédito para o material.