Falência hepática aguda em adolescente após ingestão proposital de paracetamol com ideação suicida: um relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22563/2525-7323.2024.v9.n.3.p.26-32Palavras-chave:
Relato de caso, paracetamol, intoxicação, transplante hepático, pediatriaResumo
Atualmente, o paracetamol é um dos medicamentos analgésicos e antipiréticos mais consumidos pela sociedade, devido a isenção de prescrição médica e baixo custo, possibilitando maior facilidade de aquisição. O presente relato descreve um caso de intoxicação por paracetamol com evolução para insuficiência hepática e necessidade de transplante hepático. O caso descrito foi de uma adolescente de treze anos de idade, que ingeriu 15 comprimidos de paracetamol de 750 mg, com ideação suicida. A paciente foi atendida em uma Unidade de Saúde em um município do interior do Rio Grande do Sul, sendo transferida posteriormente para a UTI pediátrica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Rio Grande, e posteriormente transferida e acompanhada pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde realizou o transplante, teve boa aceitação do enxerto e começou a fazer uso dos imunossupressores tacrolimo 10mg via oral duas vezes ao dia, prednisona 5mg via oral 2 comprimidos ao dia e sulfametoxazol + trimetoprima (400 + 80 mg) três vezes na semana para manutenção. Ressalta-se a importância da intervenção precoce, conscientização sobre o uso racional de medicamentos e a necessidade de regulamentações mais rigorosas para o acesso a medicamentos de venda livre.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simone Delevatti, GABRIEL RODRIGUES MARTINS DE FREITAS, ISABELA Heineck, Samantha Zamberlan, DIEGO GNATTA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo dos artigos publicados no JAFF está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao autor(es) original(ais) e a fonte, fornecer um link para a licença Creative Commons e indicar se alterações foram feitas. As imagens ou outros materiais de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, salvo indicação em contrário em uma linha de crédito para o material.