Efetividade dos serviços farmacêuticos na qualidade de vida e saúde dos pacientes em uma farmácia comunitária boliviana, 2022
DOI:
https://doi.org/10.22563/2525-7323.2023.v1.s2.p.43Palavras-chave:
Doenças crônicas; Serviços farmacêuticos; Qualidade de vida.Resumo
Introdução: Os serviços farmacêuticos baseados na atenção primária contribuem para a saúde e o bem-estar geral dos pacientes, e o papel do farmacêutico nesses serviços permite reduzir a morbidade e a mortalidade relacionadas ao uso de medicamentos, incentivando os pacientes a um tratamento farmacológico adequado e eficaz, melhorando a adesão e reduzindo os custos em saúde, melhorando, em última análise, os resultados de saúde. Objetivos: Determinar a efetividade dos serviços farmacêuticos sobre a qualidade de vida em saúde dos pacientes atendidos em uma farmácia comunitária boliviana, em 2022. Material e Método: Estudo piloto exploratório, descritivo, observacional, transversal e prospectivo. A amostra foi de conveniência, incluindo pacientes com mais de 18 anos de idade que frequentavam uma farmácia comunitária boliviana. Os pacientes que concordaram em receber serviços farmacêuticos assinaram um termo de consentimento. Os serviços oferecidos foram triagem (medição da pressão arterial, saturação de oxigênio e índice de massa corporal), educação preventiva em saúde (doenças crônicas hipertensão arterial, diabetes mellitus, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e obesidade/sobrepeso), educação em saúde de acordo com a doença crônica do paciente, dispensação, conciliação de medicamentos, revisão da farmacoterapia e acompanhamento farmacoterapêutico. A principal medida foi o questionário de qualidade de vida EQ5D-5L aplicado antes e depois dos serviços farmacêuticos em pacientes que foram 2 ou mais vezes à farmácia. A análise estatística foi descritiva. Este estudo segue os Regulamentos de Ética em Pesquisa do Código de Saúde da Bolívia e os Regulamentos do Comitê de Ética em Pesquisa da universidade (125/2010). Resultados: Foram prestados serviços farmacêuticos a 112 pacientes, mulheres, com média de idade de 45,8 anos (min.18 e máx. 81 anos). Na consulta farmacêutica, 55 (49,1%) dos pacientes identificaram-se como etnia aymará, de acordo com seu autorrelato (Figura 1). O número total de serviços prestados foi de 926, dos quais os principais foram educação preventiva em saúde (455; 49,1%), triagem (328; 35,4%), dispensação (79; 8,5%) e educação personalizada em saúde (35; 3,7%), entre outros (Figura 2). Além disso, a percepção individual sobre a qualidade de vida observada Gráfico 3) usando o questionário EQ-5D-5L foi em média inicial: 74,3 (70,1%), e a qualidade de vida final pós-atendimento foi 79,2 (74,7%). Entretanto, não foram observadas mudanças significativas em termos de mobilidade, autocuidado, atividades de vida diária, dor/desconforto e parâmetros de ansiedade/depressão. Discussão e Conclusões: Constatou-se que a grande maioria das pessoas que visitavam a farmácia precisava de informações sobre suas doenças e tratamentos, de modo que os serviços de educação e triagem estiveram em alta demanda. Os resultados sugerem que os serviços farmacêuticos podem melhorar a qualidade de vida e são bem aceitos pelos pacientes.
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