Intervenções farmacêuticas em pacientes com Covid-19 em Unidade de Terapia Intensiva: estudo de coorte retrospectiva
DOI:
https://doi.org/10.22563/2525-7323.2024.v9.n.3.p.13-25Palavras-chave:
COVID-19, SARS-CoV-2, Unidades de Terapia Intensiva, Serviço de Farmácia Hospitalar, Assistência Farmacêutica, Inteligência ArtificialResumo
Objetivos: Descrever a atuação do farmacêutico clínico, perfil dos pacientes, medicamentos, exames, taxa de óbito e tempo de internação de pacientes internados em unidade de terapia intensiva (UTI) por Covid-19. Métodos: Estudo de coorte retrospectivo não-comparado de pacientes adultos internados em UTI por Covid-19 no período de seis meses. Foram coletados os dados de dose, frequência e tempo de tratamento de antimicrobianos, corticosteroides, anticoagulantes, colchicina, ivermectina e bloqueadores neuromusculares e resultados dos exames de creatinina, D-dímeros, ALT (alanina aminotransferase), AST (aspartato aminotransferase) e bilirrubina. Bem como, o motivo, quantidade e o desfecho das intervenções farmacêuticas realizadas. Os dados referem-se aos primeiros 15 dias de internação e foram coletados do prontuário eletrônico, portal Scola® de exames laboratoriais e do sistema de inteligência artificial NoHarm®. Resultados: Incluiu-se 174 pacientes, a média de idade foi de 61,8 ± 14,1 anos, tempo de internação de 17,3 ± 14,4 dias, sexo masculino (58,0%), com comorbidades prévias (95,4%), em uso de ventilação mecânica (75,4%) e mortalidade de 58,0%. Os antimicrobianos foram mais utilizados, seguido de corticosteroides e anticoagulantes. Idade, uso de ventilação mecânica, indicação para uso de anticoagulante, alteração de creatinina e ALT foram associados com o óbito. Foi realizada uma intervenção farmacêutica a cada 13,1 prescrições avaliadas, com uma taxa de aceitação de 86,8%. Conclusões: As intervenções farmacêuticas e seus desfechos mostraram a importância do farmacêutico no cuidado do paciente crítico com Covid-19 em conjunto com a equipe multiprofissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriele Lenhart, Tatiana Dourado Hoffmann, Maria Cristina Werlang, Carine Raquel Blatt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo dos artigos publicados no JAFF está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao autor(es) original(ais) e a fonte, fornecer um link para a licença Creative Commons e indicar se alterações foram feitas. As imagens ou outros materiais de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, salvo indicação em contrário em uma linha de crédito para o material.