Creatina quinase na triagem neonatal para distrofia muscular de Duchenne: uma avaliação de aceitabilidade
DOI:
https://doi.org/10.22563/2525-7323.2023.v8.n.3.p.15-24Palavras-chave:
triagem neonatal, Distrofia Muscular de Duchenne, AtitudeResumo
Objetivo: O presente estudo avaliou a aceitação dos pais de recém-nascidos ao teste de creatina quinase (CK) na triagem neonatal da Distrofia Muscular de Duchenne-DMD e levantou possíveis barreiras e elementos que facilitam a aceitação do teste. Métodos: A avaliação da aceitação do teste de CK para triagem de DMD foi realizada por meio
de entrevistas, guiadas por um roteiro semiestruturado, com pais de recém-nascidos do estado de Mato Grosso, Brasil. Resultados: Participaram da pesquisa 604 pais, sendo excluídos apenas cinco por não atenderem aos critérios de elegibilidade. A aceitação do rastreamento entre os entrevistados foi alta (94,5%), superando a descrita na literatura encontrada. Longos deslocamentos até o local de coleta e a ausência de informações sobre a doença e o teste de CK podem influenciar negativamente os pais quanto à realização do teste. A redução do atraso no diagnóstico parece ser um fator positivo na aceitação do rastreamento. Conclusões: A triagem neonatal não obrigatória para DMD pelo teste de CK demonstrou alta aceitação pela população entrevistada; no entanto, a pesquisa identificou fatores que podem motivar e desencorajar o rastreamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 JORNAL DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E FARMACOECONOMIA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo dos artigos publicados no JAFF está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao autor(es) original(ais) e a fonte, fornecer um link para a licença Creative Commons e indicar se alterações foram feitas. As imagens ou outros materiais de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, salvo indicação em contrário em uma linha de crédito para o material.