Interações medicamentosas graves em gestantes de alto risco: uma análise de rede

Autores

  • Priscila Karilline Farmacêutica, especialista em Farmacologia Clínica e Prescrição farmacêutica e mestre em Ciências Farmacêuticas. Atua nas áreas de Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica, como também na área de Farmácia Comunitária.
  • Sarah Dantas Farmacêutica, mestre em Ciências Farmacêuticas e doutora em Ciências da Saúde. Atua nas áreas de Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica, e Imunologia Clínica. Farmacêutica Clínica na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) – UFRN.
  • Solimar Ribeiro Farmacêutico e residente em Atenção Cardiovascular no Complexo de Hospital de Clínicas da UFPR.
  • Gabriela Santana Farmacêutica e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica pela UFRN.
  • Conceição Beatriz Farmacêutica, especialista em Farmácia Clínica Hospitalar e atualmente realiza Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva Adulto no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) – UFRN. Experiência na área de Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica, como também na área de Farmácia Comunitária.
  • Anny Laryssa Farmacêutica e especialista em Gestão de Farmácia Hospitalar. Experiência nas áreas de Farmácia Clínica, Farmácia Hospitalar, Gerenciamento Farmacêutico, Genética, Imunologia, Medicina Tropical e COVID-19. Atualmente é funcionária Pública da Prefeitura Municipal de Parnamirim - RN, atuando como técnica em laboratório e Supervisora Técnica. 
  • Jéssica Escorel Farmacêutica, especialista em Farmacologia Clínica e Prescrição farmacêutica e mestre em Ciências Aplicadas à Saúde da Mulher. Atua nas áreas da Assistência Farmacêutica, Farmácia Clínica e Hospitalar. Farmacêutica da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte.
  • Rand Randall Farmacêutico, especialista em Citologia Clínica e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, mestre em Ciências Farmacêuticas e doutor em Ciências da Saúde. Atua nas áreas de farmácia clínica com ênfase em terapia intensiva e atualmente é professor adjunto da disciplina de Farmacologia Aplicada do Departamento de Farmácia da UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.22563/2525-7323.2023.v8.n.1.p.5-12

Palavras-chave:

Gestação de alto risco, Interações de medicamentos, Serviço de farmácia clínica, Análise de rede

Resumo

Objetivo: Esse estudo tem como objetivo caracterizar a ocorrência de Interações Medicamentosas Potenciais (IMPs) em gestantes hospitalizadas, principais medicamentos envolvidos e potenciais desfechos clínicos via análise de rede. Métodos: Esse estudo recebeu aprovação do comitê de Ética e Pesquisa institucional e consentimento por escrito. Estudo de coorte com 297 gestantes de alto risco atendidas em uma maternidade escola entre agosto de 2019 e agosto de 2021. Foram incluídas todas as pacientes com tempo de hospitalização superior a 24 h. Avaliação diária via entrevistas e análise de prontuários eletrônicos. As IMP foram classificadas utilizando a base de dados Uptodate em leves, moderadas e graves, a análise de rede foi feita a partir do software Gephi utilizando-se o critério de centralidade. Resultados: Com predomínio de hipertensão (32,0%) e diabetes gestacional (35,7%), observou-se uma prevalência de 85,3% e incidência de 146,3 IMP por 1000 pacientes (IC95% 121,5 - 198,6). Em relação as IMP graves, a análise de rede destacou três fármacos: levomepromazina associada a depressores e anticolinérgicos, dipirona associada a AINES e sulfato ferroso com fármacos com potencial para sua quelação. Conclusão: A prevalência de IMPs em gestantes de alto risco é elevada, clinicamente estão relacionadas com um pior controle pressórico, anemia, efeitos anti muscarínicos e depressão do sistema nervoso central.

Publicado

2023-04-19

Como Citar

Karilline, P., Dantas , S., Ribeiro , S., Santana, G., Beatriz , C., Laryssa, A., Escorel , J., & Randall , R. (2023). Interações medicamentosas graves em gestantes de alto risco: uma análise de rede. JORNAL DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E FARMACOECONOMIA, 8(1). https://doi.org/10.22563/2525-7323.2023.v8.n.1.p.5-12

Edição

Seção

Articles