Artigo de revisão: Uso da ATS na tomada de decisões nas análises clínicas - uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.22563/2525-7323.2020.v5.n2.p.30-39Palavras-chave:
Avaliação da Tecnologia Biomédica; Serviços de Laboratório Clínico; Técnicas de Laboratório Clínico; Ciência de Laboratório Médico; Revisão SistemáticaResumo
Introdução: A avaliação de tecnologias em saúde (ATS) de dispositivos médicos é desafiadora. Apesar de ser uma área com tecnologias que podem ser dispendiosas para o sistema de saúde, pouco se fala sobre a ATS em relação a equipamentos e reagentes de uso laboratorial. Objetivos: Identificar o que foi publicado na literatura científica, nos últimos dez anos, sobre o uso da ATS na tomada de decisões nas análises clínicas. Métodos: Consiste em uma revisão sistemática na qual foram utilizadas as bases de dados PubMed e BVS/Lilacs. Após a triagem inicial, foi feita a avaliação dos textos completos, seguida da avaliação dos riscos de viés e discussão dos resultados. Resultados: 15 artigos foram incluídos nesta revisão sistemática. 80,0% foram relatórios de ATS e 20,0% foram artigos originais; 86,7% se concentraram entre 2014 e 2017; e o Reino Unido foi o país com dados mais publicados (66,7%). Essa revisão apresentou uma alta heterogeneidade em termos de tecnologia avaliada; a única tecnologia que foi avaliada em mais de um trabalho foi o ensaio de liberação de interferon-gama (IGRA). Três trabalhos não apresentaram tecnologias para comparação. Vários documentos incluídos concluíram não terem encontrado evidências suficientes ou os dados se mostraram com alto grau de incerteza para fazer alguma recomendação. Conclusões: A ATS na área laboratorial é um nicho ainda pouco explorado, e muito pode ser feito visando a melhoria do serviço das análises clínicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo dos artigos publicados no JAFF está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao autor(es) original(ais) e a fonte, fornecer um link para a licença Creative Commons e indicar se alterações foram feitas. As imagens ou outros materiais de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, salvo indicação em contrário em uma linha de crédito para o material.